segunda-feira, dezembro 21, 2009

EU PROMETO QUE ESSE ANO EU VOU...

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.13,14).

Louvo a Deus por ter vencido mais um ano, por ter suportado todas as aflições que me sobrevieram e, ter, graças a seu amor e misericórdia, mantido minha fé e esperança firmadas em sua palavra. Nada mais, além da gratidão, preenche meu coração em mais um fim de ano.

Para muitos, porém, não há como terminar um ano e iniciar outro sem fazer suas promessas. Aquelas famosas que nunca cumprimos: “este ano vou emagrecer”, “vou me casar”, “vou passar de ano sem ficar de recuperação”, etc. As pessoas entopem suas mentes com velhos projetos que nunca se tornaram realidade, são as mesmas promessas de todos os anos que se repetem com um sonoro: “desta vez vai”!

Irmãos, o que é o amanhã? Tiago nos ensina que não sabemos o que ocorrerá no futuro, então porque nos afadigarmos com promessas que há anos não conseguimos cumprir? Não digo que você não deva estabelecer objetivos e, “se o Senhor quiser” (v. 15), alcança-los por meio de muito esforço e trabalho. Mas, falo a respeito de seguir uma inércia cultural de andar ansioso pelo amanhã em busca de coisas que baseiam-se em modismos mundanos.

Nós, que somos de Deus, devemos agir de forma diferenciada. Nossos planos devem ser iniciados com a anuência do Pai, com oração e jejum. Tudo o que surgir em nossa mente deve passar pela aprovação da Palavra, por exemplo, verifique se as coisas que você tem planejado se enquadram na instrução de Paulo, em Fp 4.8. Coisas que você viu na televisão, na propaganda, que o pessoal do serviço todo vai fazer (ou da escola), geralmente são reprovadas ao serem analisadas a luz de Fp 4.8, então, não deixe o rio da impiedade levar seu barquinho. Seja cauteloso em seus novos projetos, sempre construa sua casa sobre a rocha!

A Bíblia, que é nosso manual de fé e prática nos adverte a respeito dessas promessas: “Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt 5.34-37).

Após seu momento de jejum e oração, da análise de seus projetos sob a luz das Sagradas Escrituras, sua palavra deverá ser só uma, ou sim ou não, nada mais que isso. Desta maneira seu testemunho não será arranhado e o nome do Senhor não será maculado por vaidades e modismos vazios. Deus te abençoe neste novo ano que começa!