terça-feira, outubro 18, 2011

AS DEZ MAIS IMPORTANTES DESCOBERTAS DA ARQUEOLOGIA BÍBLICA

1. A Biblioteca de Nag Hammadi
Códices Nag Hammadi lançam uma nova luz sobre a história cristã primitiva
Por James Brashler



Os textos de Nag Hammadi são 13 volumes encadernados em couro, ou códices, descobertos por agricultores egípcios em 1945. A datação constante nas sucatas de papiro reforçam que são datados do século IV depois de Cristo. A biblioteca contém mais de 50 textos, ou tratados, que exploram os pontos de vista de um cristão herético de uma seita conhecida como os Gnósticos, que estavam em conflito com as autoridades de cristãos ortodoxas.

2.  O templo de 'Ain Dara
O novo templo de  'Ain Dara: o paralelo mais próximo Salomão
Por John Monson

 

Do pátio cheio de escombros em primeiro plano para o santuário à distância, o antigo templo em 'Ain Dara, Síria, é o mais próximo paralelo em tamanho, data e design do Templo construído pelo rei Salomão no século X aC. Muito bem preservado, apesar danos causados por incêndios e pilhagens em massa (por muitos anos, os restos serviram como uma pedreira para construtores locais), o templo sírio nos permite visualizar o magnífico Templo de Jerusalém que foi totalmente destruído pelos babilônios em 586 aC. Construído no ponto mais alto de Tell, o templo (que data de 1300-740 aC) foi totalmente escavado na década de 1980, mas tem recebido pouca atenção desde então, apesar de sua correspondência com o Templo de Salomão.

3. A Dan Tel Stela
Stela de "David" Encontrado em Dan
Pela equipe BAR


A fragmentária Stela de David forneceu a primeira evidência extrabíblica da existência do Rei David. O rei arameu que erigiu a estela em meados dos século IX aC reivindica ter derrotado o "rei de Israel" e o "rei da Casa de David".
4. Mona Lisa da Galiléia
Mosaico deslumbra os voluntários de Séforis
Pela equipe BAR


Este mosaico é o retrato ricamente colorido de uma mulher não identificada, que foi descoberto entre as ruínas da cidade romana de Séforis na Galiléia. A inclinação de sua cabeça encantadora e de quase sorriso lhe rendeu o apelido de "Mona Lisa da Galiléia."

5. "Yahweh e sua Asherah"
A Ostraca de Kuntillet 'Ajrud
Yahweh tinha uma consorte?
Por Ze'ev Meshel


Uma inscrição, preservada em num caco inscrito (ou ostracon) a partir do site da Kuntillet "Ajrud no Sinai, faz referência a "Yahweh e sua Asherah ", sugerindo que alguns Israelitas acreditavam que seu Deus tinha uma esposa. O ostracon mostra uma figura de uma vaca grande, em pé, a esquerda e um tocador de lira assentado à direita. No centro está um desenho do deus Bes. Bes, originalmente semideus egípcio, É reconhecido por seus braços akimbo e seu cocar característico. Os números a esquerda expõe os órgãos genitais ou coroa. A inscrição acima das duas figuras da esquerda incluem as enigmáticas palavras asherah  "consorte", "santo dos santos", ou "árvore-símbolo") e Shomron ("guarda" ou "a cidade de Shomron"). Se a leitura correta é "consorte", duas das três figuras podem representar Yahweh e sua consorte.

6. A Casa de Pedro
Será que a casa onde Jesus se hospedou em Cafarnaum foi encontrada?
Por James F. Estranho e Hershel Shanks


Sob as fundações da igreja bizantina, Martyrium Octogonal, em Cafarnaum, arqueólogos descobriram uma simples casa do primeiro século dC, que pode ter sido habitada por Jesus durante seu ministério galileu.
A sinagoga de Cafarnaum fica numa área residencial da igreja octogonal, agrupado na costa noroeste do Mar da Galiléia. A sinagoga foi construída em uma plataforma, e montada por etapas nos cantos sudeste e sudoeste. Os passos levam a um pátio, ou quarto, com um chão de pedra intacta. Esta sala de auxiliares provavelmente serviu como sala sinagogal da escola. O interior da principai sala de oração foi dividido por duas fileiras paralelas de colunas formando uma nave e dois corredores.
Escavações recentes descobriram edifícios mais antigos abaixo desta sinagoga. O que se sabe, historicamente, é que o local da sinagoga de uma cidade raramente muda. Mais cedo um destes edifícios foi, muito provavelmente, a principal sinagoga de Cafarnaum onde Jesus pregou. O Sul da sinagoga é uma área residencial, com restos de casas particulares. Além disso (84 metros ao sul da sinagoga) é a igreja octogonal construída sobre a casa de São Pedro.

7. A piscina de Siloé
Onde Jesus curou o homem cego
Por Hershel Shanks


Enquanto assistia trabalhadores municipais substituir um cano de esgoto na cidade de David, ao sul do Monte do Templo de Jerusalém, o arqueólogo Eli Shukron percebeu que a o equipamento de construção tinha revelado dois passos antigos. Shukron rapidamente notificou seu colega Ronny Reich, que identificou os passos, como parte da piscina de Siloé do Templo, do Segundo Período (século I aC - século I dC), como novas escavações logo  confirmaram. Ele estava na piscina de Siloé, que de acordo com o Evangelho de João, foi onde Jesus curou o homem cego (João 9:1-11).

8. O Portão Arqueado de Ashkelon


O mais antigo portal do mundo, em arco, foi descoberto em Ashkelon, no verão de 1992. O portão foi originalmente construído durante a Idade do Bronze Médio, c. 1850 B.C.E

9. O Alicerce de Pedra de Jerusalém
Jerusalém no tempo de Davi e Salomão
Por Jane Cahill Oeste


O enorme alicerce de pedra descoberto na cidade de Jerusalém, de David, funcionava como o apoio fundamental para um edifício monumental da Idade do Ferro, talvez o palácio do rei Davi. Como a maior estrutura da Idade do Ferro em Israel, ele também está no centro corrente do debate sobre a natureza de Jerusalém inicial.

10. Torre Babilônica do Certo de Jerusalém
Encontrados em Jerusalém: Restos do Cerco Babilônio
Por Suzanne F. Cantor


Descobertos durante escavações por Nahman Avigad no trimestre da Jerusalém Judaica, na década de 1970, essa torre de 22 pés ajudou a defender a cidade contra a invasão da Babilônia em 586 B.C.E.

Fonte: Biblical Archaeology Society

* Baixe o E-book grátis sobre as dez mais importantes descobertas da arqueologia bíblica clicando aqui. Se não funcionar faça o download diretamente da página da Biblical Archaeology Society - Free E-books.