quinta-feira, junho 19, 2008

O DISCURSO PROFÉTICO COMO UMA CRÍTICA DINÂMICA E ATUAL

É impressionante o quanto o fenômeno profético em Israel, ecoa como um confronto à aptidão moral e espiritual dos povos ainda hoje. Não há modelo de governo que passe ileso às acusações éticas de Iahweh, não há religiosidade, qualquer que seja, que lhe agrade, antes, ao contrário, somos todos culpados diante de sua justiça e perfeita retidão. Não fosse sua graça em nos redimir por meio de Jesus Cristo, seríamos todos consumidos por sua ira.

O que seria de um país como o Brasil, onde “os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres ficam cada vez mais pobres”, pelo fato de ser um país cuja concentração de renda é uma das mais injustas do mundo. Assistimos de camarote os oprimidos brasileiros, quase toda a nação, serem sistematicamente massacrados subsistindo a base de ilicitudes e sacrifícios atrozes, tendo “sua carne comida e seus ossos esmagados”. Vimos milhares recorrendo à venda de seus corpos que divertem os que estão dispostos a abusá-los, — “carne” muito apreciada por visitantes estrangeiros — além da angustiante constatação de que é um país de governantes estupidamente corruptos. Amordaça-nos a violência gerada por tamanha penúria. Desanimaria qualquer profeta a variedade de crenças religiosas no Brasil, é de uma pluralidade infinita e mutante, pois, neste país, encontra facilmente adeptos inescrupulosos que desejam satisfazer-se de fábulas e pseudo-evangelhos que não confrontam a impiedade humana, mas, que acalentam seus maiores desatinos. Se houvessem profetas no Brasil, como os de Israel, provavelmente não se mudaria o discurso para uma nação má e perversa, que se prostitui embaixo de qualquer árvore frondosa.

“Eu vi as tuas transgressões, oh Brasil! Como se vendem seus governantes por um maço de dólares, se prostrando diante de qualquer deus pelo favor de eleitores famintos. Vi a fome no morro sendo saciada pelas drogas, e os guardiões da sociedade também se alimentando delas. Vi todos os povos meneando a cabeça e dizendo: ‘Vamos! Há fartura de deleites no Brasil, o povo é iletrado e suscetível à imoralidade, suas festas são verdadeiras orgias!’ Ah, quem dera essa nação ouvisse minha voz, se humilhasse e buscasse a minha face. Mas o Brasil não quer me ouvir...”

Ao ser entrevistado acerca da contemporaneidade de sua obra, certo intelectual afirmou: “Meus livros não possuem temas tão atuais, as pessoas é que não evoluíram”. Hoje em dia não há como concordar com os defensores do evolucionismo intelecto-sócio-cultural dos homens, uma vez que continuamos travando guerras, permitindo que grandes massas ao redor da terra morram de fome. Homens que fomentam a pornografia, o uso de drogas e a violência, por causa de suas ambições jamais podem ser considerados homens evoluídos. Sobre todos estes “a ira de Deus se revela” (Rm 1.18), afirmando nossa culpa e transgressão diante de mãos que, mesmo assim, estão estendidas para nos salvar.

Certamente que há na dinâmica do discurso profético há algo novo a se considerar, apesar da miserável realidade que solapava a esperança dos pobres de Israel ser uma realidade até hoje, — para todos, em qualquer cultura — houve uma atualização da mensagem divina, além de uma grande abertura na forma de sua divulgação, — talvez a única evolução que realmente se possa levar em conta. Povos de toda língua, tribo e nação, imersos em seus processos culturais, anunciam o Evangelho e manifestam seu descontentamento com o pensamento corrente no mundo, conforme seus próprios preceitos étnicos. Portanto, a vinda do Messias, “na plenitude dos tempos” (Gl 4.4), abriu uma nova possibilidade aos homens de dura cerviz que, por obras da penosa lei dada a Moisés, jamais seriam capazes de encontrar justificação para a culpa pelos seus pecados. Hoje a mensagem profética da cruz, é suficiente para transformar pessoas apesar da dureza de seus corações, não estando restrita a um círculo cultural. Contudo, a atual mensagem não desconsidera todas as verdades trazidas a lume no passado. Elas são constantes, consistentes e contundentes em nossos dias e, como a Igreja de Cristo é quem está habilitada para proclamação destas verdades, deve estar preparada para enfrentar a mesma massa enfurecida que não suporta a dor que a verdade divina provoca.

O que se tornou desnecessário foi a formalização profética do discurso, não carecendo mais de utilizar-se de padrões formais (ou técnicos) de expressão, para validar a palavra de Iahweh, porém, não se pode abrir mão do comprometimento do mensageiro com o remetente e, posteriormente, com o destinatário. Isso porque falsos profetas, aqueles que cultuam o “vil metal” mais ainda nos dias de hoje, proliferam-se com velocidade ainda maior que em tempos primitivos. Meios de comunicação em massa otimizam a amplitude de seu alcance e a velocidade de seus efeitos maléficos, enriquecendo-os por comercializarem uma pseudo-profecia, com propriedades unicamente pragmáticas, fundamentadas em interpretações mentirosas das Sagradas Escrituras. Neste caso, o texto serve para justificar suas fraudes, mas, não para exaltar a verdade.

Hoje em dia fazem falta os homens e mulheres que, possuídos pelo ímpeto de uma missão oriunda do Altíssimo, afrontariam corajosamente todo tipo de inverdades. Ocasionando, com o conteúdo de suas mensagens, uma mobilização nacional a ponto de que mudanças devessem acontecer de qualquer maneira.

terça-feira, junho 17, 2008

Templo na Jordânia reunia os discípulos de Jesus


À primeira vista trata-se apenas de uma caverna subterrânea, de 12 metros de comprimento por 7 de largura. Mas os arqueólogos acreditam se tratar da primeira igreja cristã do mundo, usada pelos próprios discípulos de Jesus Cristo nos primeiros anos após sua crucificação. Localizada em Rihab, na Jordânia, a caverna, cuja descoberta foi anunciada na segunda-feira, 9, tem no chão a inscrição "os 70 amados por Deus e o Divino". Seria uma referência aos primeiros refugiados da perseguição religiosa em Jerusalém, diz a BBC.

Rihab teria sido uma importante rota de fuga dos cristãos perseguidos. Já foram encontradas na região cerca de 30 igrejas. A de agora tem indícios de uma área de culto, com altar e bancos de pedras, e de um túnel que leva a um reservatório de água. A igreja teria servido também de casa para esses primeiros cristãos. A caverna fica embaixo da Igreja de São Jorge, do século 3.

Fonte: Revista da Semana